sexta-feira, 3 de julho de 2009

Finalmente sobre Depeche Mode


 Há tempos, eu queria falar deles porém, muita água passou por debaixo da ponte nestes tempos. Pra começar, não achava justo falar sobre um grupo no qual eu tinha apenas 2 músicas no computador (embora uma delas, confesso, ouvia várias vezes). Então decidi baixar o último álbum lançado por eles. Mesmo depois de 2 tentativas mal-sucedidas de baixar o referido álbum, não fiquei contente e seguro o bastante para comentar. Então baixei um "the best of" para finalizar as minhas impressões com alguma base (tirando por amostragem, como um bom estatístico faz, rs*) e agora, apresento-lhes as mesmas.

Depeche o quê? Ah, não conheço. Mas, peraí: o som deles não é estranho.....

Inicialmente, pra começar (pleonasticamente redundante isso) se o leitor não for muito ligado no mundo musical (nego chama isso de "mainstream"), o Depeche Mode é uma daqueles grupos que o leitor pode nunca ter ouvido falar, mas já ouviu algum hit deles numa dessas rádios que só tocam MPB e músicas internacionais menos agitadas (tipo Paradiso FM, JB-FM e a falecida Antena 1;caso more no Rio de Janeiro e região) e gostou do que ouviu, mas não sabe o nome do grupo e muito menos o nome da música porque as músicas estão tocando direto no automático e não tem um locutor pra informar os mesmos e aí, fica por isso mesmo.(ás vezes pode dar sorte do locutor aparecer do nada pra informar essas coisas). Foi esse o sentimento que tive quando ouvi o Depeche Mode pela 1ª vez, já que 2 amigos (um, da faculdade e outra estudou comigo no ensino médio) falavam muito dessa tal banda na qual ainda era "desconhecida "para mim. Sem falar que eles virão para o BRASIL, então decidi investigar melhor sobre os mesmos baixando, inicialmente, os 2 hits mais consagrados deles (aqueles que mesmo quem desconhece, já ouviu alguma vez) :"Enjoy the silence" e "Strangelove".



Enjoy the siiillleeeennnccceeee!!!!!!

Começando pelo 1ºhit baixado, percebi aquilo que eu disse no parágrafo anterior, mas "Strangelove" foi a melhor música que escutei deles(em especial a versão que eu baixei, pensando que era a original). Stangelove é uma daquelas músicas antigas, que com certeza devia ser uma música-chiclete, porém com qualidade. Coisa incrivelmente difícil de acontecer nos dias de hoje (ou a música é um hit ou ela tem qualidade). Porém, ela teve um lado "negativo" de criar uma certa expectativa sobre o"Sounds of the universe"-o último álbum deles- e o resultado não foi bem aquilo que esperava, comparando com "Strangelove".



A crítica especializada simplesmente idolatrou o último album do Depeche. Porém , vejo "apenas" como um album de boas músicas e nada mais. A forte influência da bossa-nova na música Jezebel (penúltima música do cd-coloca uma cuíca e um pandeiro naquela música e aqulo vira um lamento-), o single wrong (embora a versão alternativa seja beeem melhor) além das outras 10 faixas fazem este um cd interessante de se ouvir, mas sem aquele elemento X que existe em outros hits deles. Posso dizer que se trata de um cd mais conceitual, cheio de experimentações, tentando ficar meio longe da cena musical (o tal do mainstream) e agradar mais a crítica. Poderia tirar o meu veredito sobre o Depeche só com isso, mas Sounds ainda não tinha me convencido. Então decidi baixar o "The Very best of" deles para obter as minhas conclusões.



Pô, malandro, não enrola! Eles são bons ou não?

Desde "strangelove", pude cocluir que sim. Porém, procurei aquele algo a mais que só strangelove tem e até agora não achei. No entanto, mesmo com strangelove, posso definir que Depeche Mode não é isso tudo que falam. O sucesso e o respeito adquirido no cenário musical (tá, tá, o mainstream, não precisa repetir) deve-se simplesmente porque eles começaram a fazer música eletrônica numa época onde não tinha Virtual Dj e tão pouco PRO-Tools. Não os desmereço, porem, eles foram apenas oportunistas em conseguir a grana o suficiente para comprar os sintetizadores (algo absurdamente caro já na época de 70,80..) e aplicar a criatividade deles!
Os mesmos exerceram influência em grandes nomes da música, direta e indiretamente(percebe-se samples eletrônicos em alguns hits do eterno rei do pop que lembram o Depeche) formatando o esqueleto da música eletrônica que nada mais é do que aquilo que eles fazem com alguns recursos a mais. Gostei deles? Sim, porém esperava algo mais....cativante. Ainda prefiro lembrar deles pels música que cativou mais..

Ah sim! Como sempre, vai um vídeo de um dos hits deles: "Strangelove", para exemplificar as minhas cojecturas , ou pra você que simplesmente não conhece, passar a conhecer. Para quem quiser saber mais, procure no 4shared por "enjoy the silence" ou no google pelos albuns completos deles.







Ps:Straaaaaaaaaannnngelove,strange highs and strange lows, straaaaannnnnngeloove, thats how my love goes, straaaaannnnnngelove, will you give it to me, will you take the pain, i will give to you, again and again.

pan,pan,pan,paaaannnnn, pan,pan; pan, pan, pan, pan, pan, pan, pan;pan,pan,pan,paaaannnnn, pan,pan; pan, pan, pan, pán, pán, pan, pan.....


7 comentários:

  1. Thiago, cada album do Depeche Mode é uma evolução. Eles tem muita coisa melhor que Strangelove sim. E essas músicas melhores não se encontram em The Bests Ofs e sim nos albuns de estúdio. Ouça Songs Of Faith And Devotion, Violator, Ultra. Mas tem que ouvir com calma, várias vezes, pegar a essência da música. O problema é que as pessoas são influenciadas pela mídia e tendem a gostar do que ouvem. Se as rádios tocassem por exemplo Rush e One Caress no lugar de Strangelove e Enjoy The Silence, acredito que essas seriam então as músicas favoritas da maioria. O Depeche Mode tem exatamente 12 albuns de estúdio, e uma coletânea e apenas 1 album deles não é o suficiente para dizer que eles não são tudo isso que dizem.

    ResponderExcluir
  2. MESTRA!!!!!!!
    Q lindo! Uma honra ter vc comentando no meu blog!!!
    Rasgações de seda à parte, concordo que 2 álbuns (um "the best of" e um álbum recente) estão longe de ser suficentes e que a mídia influencia muito nisso (afinal, eles querem $$$$$$). Quanto a essência das músicas deles, acho que está aos poucos começando a entrar. Acredito que Depeche Mode tem um estilo de música na qual o ouvinte precisa "amadurecer" o ouvido para gostar dos mesmos e é o que acontece comigo neste momento (caso contrário, nem ao menos faria um post no blog sobre eles). Como "vivemos num mundo materialista"(by Madonna)e imediatista, muitos não possuem esta maturidade musical para aprender a apreciá-los (eu ia colocar isso no post + acabei me esquecendo). Aos poucos estou adquirindo esta tal maturidade, porém ainda sinto essa falta desse feeling de Strangelove no qual você diz estar nos outros álbuns (maldita discada)e espero brevemente ouvi-los(se a minha internet e as provas da ENCE permitirem). Apesar de gostar deles, temos visões diferentes perante a mesma banda. Não tiro o mérito deles defazer música eletrônica nos anos 80 (onde não se bastava ter apenas um virtual DJ da vida e uma bela placa de som no computador para fazer música eletrônica) e de modelar o esqueleto da mesma, mas os vejo com uma excelente banda de música eletrônica, nada mais (embora eu ainda quisesse a discografia completa deles e sim eu iria no show deles aqui no Rio se não fosse tão caro).
    Valeu pelo comentário, Ju. Sua opinião enriquece só enriquece ainda mais o meu blog.

    ResponderExcluir
  3. Para o "Anônimo":
    Da próxima vez, tenha mias hombridade e coragem de botar a sua linda cara para postar críticas e comentários mais relevantes e construtivos, ao invés de um "vai tomar no **". Em NENHUM MOMENTO falei mal do Depeche, pelo contrário, elogiei os mesmos e volto a repetir que eles CONSTRUÍRAM O ESQUELETO DO CENÁRIO DA MÚSICA ELETRÔNICA MUNDIAL (às vezes me pego cantarolando "Strangelove"). Minha amiga Ju que é tão Devote quanto você(ou até mais), mesmo assim, expôs suas opniões com uma classe infinitamente superior a sua!!!! (Devote é como são chamados os fãs de Depeche Mode)

    Portanto, na próxima vez que visitar meu blog, tenha mais coragem e inteligência para mostrar a sua linda cara (fake não vale) e exprimir suas opiniões aqui, ao invés de assumir esta postura medíocre de postar por trás do item "anônimo" e achar que irás falar o que quiseres, achando que sairás impune! Se você não tiver nenhum dos itens referidos, simplesmente saia daqui e vá para um blog só de Devotes e idolátre-os até sair sangue de seus dedos.
    Não é porque estou aprendendo a gostar de um determinado grupo de música que, automáticamente, sou obrigado a virar Devote. Se um dia acontecer eu virarei Devote com TODO O PRAZER DO MUNDO.
    Teóricamente, ainda estamos num país democráticamente LIVRE para exprimir nossas opiniões sobre qualquer assunto ou pessoa, DESDE QUE NÃO SE OFENDA OU AGRIDA NINGUÉM, conforme a nossa constituição.
    Ah, e graças este OTÁRIO(A), a partir de agora, comentários em ANÕNIMO NÃO SÃO MAIS PERMITIDOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    São por causa de pessoas limitadas como esta com um cérebro mais insignificante que uma ameba,que este mundo está do jeito que está! LAMENTÁVEL!!!!

    Sou a favor das críticas inteligentes,NÃO DE OFENSAS!!!!

    COM PESAR,
    THIAGO DE MELO
    [Um blog para colocar Google Adsense]

    ResponderExcluir
  4. Aos, que não se enquandram nesta descrição, peço desculpas pela baixaria!!!

    ResponderExcluir
  5. Thiago,

    Compreendo as suas impressões sobreo DM. Sou fã de longa data, acompanho a banda desde 1981 e te digo que mesmo para mim, cada álbum novo é como se fosse uma nova banda surgindo. Eles nunca se repetem e isso confunde e às vezes frustra aqueles que esperam uma fórmula consagrada. Este é talvez o principal obstáculo para o DM ser uma banda com a dimensão do U2 no mundo pop, mas ao mesmo tempo é a principal qualidade da banda que nunca teve medo de inovar e mudar de rumo, construindo um universo particular à margem do mundo pop.
    Preste atenção nas texturas sonoras que eles criaram e nas letras que dizem muito sobre "o mundo em que vivemos e a vida em geral", usando as próprias palavras de Martin Gore, principal compositor e gênio criativo da banda....
    Um abraço...
    Quando você se der conta, já será mais um devotee....

    ResponderExcluir
  6. O Flávio disse tudo. Eles nunca vão lançar trabalhos semelhantes. Cada album é um album e não tem como comparar um com o outro. Ouvindo Speak & Speal e Songs Of Faith And Devotion vc nota a diferença entre os dois álbuns, e se alguém não disser, há como achar que são albuns de bandas totalmente diferentes.
    Ouvindo One Caress e I Feel You (músicas do mesmo album, inclusive) vc ve que o lema do DM é a inovação.
    Eles não estão preocupados em fazer músicas comerciais, nem parecem estar preocupados com vendas. Acho muito menos com a crítica.
    Assista ao DVD do documentário do Sonds Of The Universe e veja como o album foi preparado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Reconsiderei, e reativei os posts livres (incluindo anônimos)
    Bom, para quem não entendeu meu 2º comentário, um anônimo babaca escreveu um coment me mandando tomar no **, claro eu recusei o comentário e para expressar a minha revolta pelo desgraçado não ter colocado a cara pra me ofender, eu escrevi aquilo e suspendi os posts anônimos. Que fique claro que não sou contra as críticas, mas não gosto que me ofendam (alguém gosta de ser ofendido?) pelo simples fato de ter uma opinião diferente em relação a um determinado assunto). Ainda mais, quando o sujeito não se dispõe a se mostrar. Enfim, problemas a parte, postem suas opiniões sem qualquer receio, mesmo que em anônimo (desde que se respetem os limites do bom senso), acho o máximo esse debate de opiniões aqui no blog. Só enriquece o mesmo!!! De verdade! Continuem visitando por aqui. Voltem sempre!
    Saudações,
    Thiago de Melo
    [Um blog para colocar google AdSense]

    ResponderExcluir

Obrigado por cometar neste blog!