quarta-feira, 11 de julho de 2012

Blogar ficou "demodê"?

Como boa parte das coisas que existem nesta vida. A resposta para esta pergunta fica bem relativa, dependendo do famoso ponto de vista.
A priore, é fácil dizer que sim. Acabou aquela história tão comum e banal de "miguxas" e "miguxos" criando seus blogs a torto e a direita postando fotos e frases feitas de autores de renome sobre amizade, amores e etc. Sem falar naqueles que choravam suas pitangas e lamúrias por amores perdidos, bem ou mal vividos, os não vividos; além daqueles que falavam sobre as injustiças da vida e tudo mais.

(WAIT, eu continuo vendo isso, mas aonde?)
BINGO, se pensou em facebook. A rede social entrou com uma gama tal de recursos que acabou por "finalizar" o sentido existencial de um blog comum. Aquela coisa de comenta no meu blog foi substituída por "curtir" e "compartilhar".

No entanto, se você pensar por outro aspecto, a mesma rede social trouxe consigo a invasão dos memes. Estes, difundidos por blogs de comédia e sátiras.

(PERAÍ, BLOGS? Mas e o facebook? Ele não os substituiu ?)

Não totalmente. A rede social, não matou os blogs, mas sim, "desbanalizou" os mesmos. No cenário atual, apenas os blogueiros mais criativos e geniais (ou aqueles que são mais sortudos, que nasceram com "aquilo" virado para a lua) é que terão seu lugar ao sol. E o mais engraçado desta história é que são estes que, por consequência, alimentam  boa parte do conteúdo do facebook. Para se ter uma idéia, a invasão meme é alimentada basicamente por blogs. (problem?)

No fim das contas, "a rede social", apenas fez "separar o joio do trigo". Colocou os "mortais" (nos quais me incluo) no seu devido lugar, aonde poderiam se expressar de maneira fácil e trivial, levando-os a abandonar seus blogs; enquanto os profissionais faziam o seu trabalho. Certo?

NÂO!!!

Existem certos mortais que, apesar de não terem o mesmo senso de humor de um memetizando ou o renome de um Caio Fernando Abreu, possuem genialidade e criatividade de idéias que não cabem em notas, murais e/ou atualizações de status. Precisam de uma gama de recursos para exprimir sua criatividade e expressar suas opiniões e sentimentos. E isto, apenas um blog é capaz de oferecer.
Um bom exemplo disto é o excelente blog Penseira do caio .

E foi depois de ler alguns de seus posts que este pobre blogueiro mortal de araque, segregado pelas conveniências da rede social, chegou a estas conclusões e se animou tirar a poeira de seu abandonado blog e redescobriu (ainda que talvez por um breve momento) o doce prazer de blogar em um blog.

Ps: Faço um adendo que esta mesma descoberta, me fez ler e reler posts de blogs abandonados de alguns amigos, em especial o Diário de Bordo Furado do amigo Bruno Dias, no qual me arrancou belas gargalhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por cometar neste blog!